Nossa História

 

A NOSSA HISTÓRIA

1996

O projecto SOS Estudante teve início em maio de 1996, na altura serviço da DG/AAC. Os fundadores da linha receberam formação de outras linhas nacionais de apoio emocional, deslocaram-se a Inglaterra para trocar informações práticas com uma linha telefónica de apoio a estudantes (Nightline do King’s College London) e iniciaram a tarefa de recrutar e formar os primeiros voluntários para fazerem atendimento telefónico.

1997

Foi selecionado o primeiro grupo de estudantes “escutantes”. Após a atribuição de um espaço, por parte da Reitoria da U.C., para podermos realizar o atendimento, foi então lançada oficialmente, a 17 de Abril, a atividade da Linha SOS Estudante, precedida por uma conferência de imprensa realizada no TAGV. A linha foi aceite como membro provisório da Befrienders International. A Direção da Linha desloca-se a Inglaterra novamente, desta vez para a conferência anual da Befrienders e para estabelecer contatos diretos com a congénere London Nightline.

1998

A Linha começava a ser divulgada na maioria das listas telefónicas nacionais, especificamente na página destinada aos serviços de aconselhamento e apoio. Em Junho desse ano, realizámos uma conferência no TAGV, subordinada ao tema “Solidão e Suicídio”, que contou com a participação de Paulo David Carvalho (presidente da SOS Estudante), de Jorge Martins (Telefone da Amizade), Jacinta Oliveira (Rádio Renascença), Manuela Lourenço (FPCEUC), Luís Henriques (FEUC) e Paulo Duarte (SDDH/AAC). A linha esteve também presente na Conferência Internacional dos Befrienders, realizada na Polónia, e na Feira Internacional de Lisboa, numa exposição organizada pela Fórum Estudante.

1999

A SOS Estudante foi constituída secção cultural da Associação Académica de Coimbra. Nessa altura, realizou uma conferência intitulada “Suicídio: Cobardia ou heroísmo?” e participou em alguns projetos, como as reuniões sobre violência doméstica da Fundação Bissaya Barreto.

2000

Em 2000, dávamos um passo importante com a polémica conferência “(A)normalidade da Homossexualidade”, inserida na Segunda Mostra Cultural da Universidade de Coimbra.

2001

Organizámos nova conferência no âmbito da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra com o tema “(In)formação”, onde participaram elementos dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, do GAPE, do projecto “Stop Sida”, do CAJ e da APAV. Promovemos ainda o debate “Quem te ouve – a incomunicabilidade na era da comunicação”, moderado por José Carlos Santos, da Rádio Universidade de Coimbra, que contou com as participações do sociólogo Elísio Estanque, do psicólogo Eduardo Sá e do jornalista Francisco Amaral.

2002

Participámos na Mostra Cultural da Universidade de Coimbra, num debate com o mote “Por um fio…a solidão e o suicídio na universidade”, contando com a participação da Dra. Zulmira Santos, Dra. Ana Galhardo e Dra. Anabela Pereira e moderada por Madalena Duarte. Produzimos um concerto da banda Três Tristes Tigres, a RUC, precedido de um espetáculo de “estátuas humanas” alusivo à Linha SOS Estudante pelo grupo de teatro A Prensa. Neste ano comemorava-se o 5º aniversário da Linha SOS Estudante, celebrado com uma emissão especial na RUC com vários depoimentos sobre temas relacionados à Linha. Marcámos  presença no II Simpósio da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, na reunião de Telefones SOS, nas IV Jornadas sobre Comportamentos Suicidários, e também no “Infofórum/Fórum Estudante, Juventude ‘2002”.

2003

No ano seguinte, em 2003, assinalámos o 6º aniversário da Linha SOS- Estudante com uma exposição de fotografias, um debate e um circuito interno. Participámos mais uma vez na Mostra Cultural da Universidade de Coimbra organizando o debate “E porque não falar de…morte?”, associado à exibição de um filme mudo musicado ao vivo, e promovemos outras ações semelhantes no âmbito do tema da Sexualidade e da Toxicodependência.

2004

Em 2004, preparámos dois workshops sobre expressão de sentimentos, no Centro Cultural D. Dinis e dinamizámos um “círculo de cultura” sobre suicídio na associação Não te Prives. O 7o aniversário da Linha SOS Estudante ficou marcado pela projeção do filme Sweet November. Ainda nesse ano, participámos no II Encontro Entrelinhas.

2005

Foi apenas em 2005 que foi lançado o número móvel da Linha SOS Estudante, 969 554 545, o qual foi então amplamente divulgado.

2006

No ano seguinte encontrávamo-nos numa situação financeira muito complicada, uma vez que este projecto acarreta despesas constantes ao nível da prestação do serviço telefónico a que é muito complicado fazer face. Nesse sentido, realizámos uma quermesse para angariação de fundos, na Praça da República.

2007

Em 2007, para celebrar uma década de atendimento telefónico pela Linha SOS Estudante, preparámos o nosso primeiro colóquio, subordinado aos temas do luto, da sexualidade e do apoio à vítima.

2008

Em 2008 renovámos a imagem gráfica da Linha SOS Estudante, após termos lançado, no final do ano anterior, um concurso de grafismo para elaboração do novo logótipo, cujos trabalhos foram apresentados na Semana Cultural da Universidade de Coimbra através da exposição “O resultado do esforço e da imaginação”, exibida na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. Nesse ano repetimos a fórmula do anterior e organizámos o II Colóquio da Linha SOS Estudante, intitulado “Em Linha com a Sexualidade”. Promovemos ainda uma exposição na A.A.C. sobre o voluntariado na SOS Estudante, recorrendo a testemunhos de voluntários e ex-voluntários da Linha.

2009

No ano de 2009, o III Colóquio da Linha SOS Estudante pôs-nos “Em Linha com o Suicídio”. Em parceria com a Secção de Fotografia da A.A.C., realizámos uma exposição fotográfica com o tema “Com que velocidade consegues sentir?”, na Semana Cultural da Universidade de Coimbra. Marcámos também presença no projeto “Antes que te Queimes”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, no âmbito da Queima das Fitas, na Feira da Saúde organizada pela A.A.C. e na feira de sensibilização relativa às comemorações do dia mundial de luta contra a Sida, do Instituto Português da Juventude.

2010

Em 2010, a nossa participação na Semana Cultural da Universidade de Coimbra incluiu o café-tertúlia “Voluntariado no século XXI: que futuro?”. Nesse ano realizámos o último Colóquio até à data, abordando o tema “Em Linha com a Solidão”. Participámos na Feira das Secções Culturais, na Feira da Saúde e na Feira “Orgulha-te A.A.C.”, todas promovidas pela A.A.C., e dinamizámos uma conferência sobre “Escuta activa” na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Em 2010, vimos o nosso trabalho reconhecido no seio da academia, recebendo o galardão “Ligação à Sociedade Civil” na Gala António Luís Gomes, gala das secções culturais da A.A.C, o que se viria a repetir no ano seguinte.

2011

Em 2011, organizámos um ciclo de conferências e tertúlias no âmbito da Semana Cultural da Universidade de Coimbra: “Cidade: espaço de convívio/espaço de solidão”, no TAGV; “Amigoterapia – Um olhar sobre as Linhas de Apoio”, nas livrarias Almedina; “Estar só é igual a estar sozinho? A realidade das redes sociais”, nas Galerias de Santa Clara; e ainda “Sentimentos à flor de…?”, na A.A.C. Expusemos ainda os testemunhos de alguns ex-voluntários na sala de estudo da A.A.C. e comemorámos o nosso 14º aniversário na Praça da República, com uma largada de balões de hélio, imagem de marca da Linha SOS Estudante, onde iam mensagens e testemunhos dos voluntários da Linha SOS-Estudante.

2012

No presente ano, centrámo-nos sobretudo na comemoração destes que são os 15 anos de um serviço em prol do ano, celebrando, principalmente, os nossos estudantes voluntários anónimos que, ano após ano e renovação após renovação, têm conseguido manter este serviço a funcionar desde 1997, oferecendo um ouvido a quem queira ser escutado. Participámos na Semana Cultural da Universidade de Coimbra com a exposição fotográfica “Uma viagem, uma Linha…”, na A.A.C., onde revisitámos o nosso passado.

2013

Em 2013 fizemos grandes apostas no recrutamento de novos voluntários de modo a conseguirmos no futuro reabrir o atendimento ao fim-de-semana. Realizámos ainda um ciclo de cinema por ocasião do nosso aniversario onde debatemos temas como o aborto, o sentido da vida e o suicídio.

2014

Neste ano o foco foi a mudança da nossa imagem e o trabalho na conclusão do presente livro, além de manter um grupo de voluntários forte e consistente, o que nos permite até hoje manter a Linha SOS Estudante a funcionar diariamente (excepto férias escolares). Lançámos a nossa nova imagem, fizemos uma sessão de cinema, participámos em várias actividades, estabelecemos algumas parcerias e realizámos o 1o Encontro Nacional de Linhas de Apoio.