Agenda Cultural: Debates “Em Linha com…” e Cinema SOS
No ano académico em que a SOS Estudante completa as suas 20 primaveras, a direção 2016/2017 vai mais longe e redefine a sua identidade da secção. Assumimos novos compromissos ao definirmos como nossa principal missão apoiar e informar a comunidade académica e demais interessados/as quanto às diferentes problemáticas que os/as afetam emocionalmente e psicologicamente, com o objetivo de promover a reflexão e o pensamento crítico sobre si, o outro e o mundo.
Para isto, além de mantermos a nossa Linha SOS de Apoio Emocional sempre disponível, abrimos as portas para dois espaços de reflexão e debate com a comunidade académica que recheiam a nossa agenda cultural deste primeiro semestre: o ciclo de cinema “Cinema SOS“; e o ciclo de debates “Em Linha com…“.
O Cinema SOS é um espaço onde arte e discussão se encontram proporcionando aos espectadores uma oportunidade para que, para além de assistirem a um bom filme, também possam dialogar sobre os diversos temas e problemáticas que surgem ao longo de cada sessão de forma explicita ou implícita.
Neste semestre temos como destaque os filmes Elena, Love e Três Cores: Azul, que trazem à pauta as temáticas do suicídio, das relações tóxicas e do luto “transformador”, temas que serão discutidos e dinamizados por psicólogas e profissionais da saúde com larga experiência nestas áreas (com o apoio do Aqui Base Tango).
O “Em Linha com…” é um espaço de debate de idéias entre especialistas de diversas áreas e o público sobre tópicos sensíveis aos estudantes (e não só). Aqui vencedores ou vencidos pouco importam, cabe apenas ao público decidir, enquanto observador-participante, qual idéia/opinião levará consigo para casa e qual deixará por lá.
Os temas de debate deste semestre são A (des)Integração dos(as) Novos(as) Estudantes, O Sexo e A (des)Construção da Identidade, cada um com três convidados(as) e um moderador da RUC (com o apoio da Casa das Artes Bissaya Barreto).
Contamos com a presença de todas e todos que queiram desafiar as suas próprias crenças, pensamentos e idéias sobre si mesmo, os outros(as) e o mundo. Nós da SOS Estudante acreditamos que esta é uma das muitas formas que temos de promover uma comunidade mais reflexiva, crítica, empática e atenta ao outro. E vocês, o que acham?