Agenda Cultural

Neste ano (2016/2017) abrimos as portas para dois espaços de reflexão e debate com a comunidade académica que recheiam o nosso calendário de eventos deste ano com o ciclo de cinema “Cinema SOS” e o ciclo de debates “Em Linha com…“.

Cinema SOS é um espaço onde arte e discussão se encontram proporcionando aos espectadores uma oportunidade para que, para além de assistirem a um bom filme, também possam dialogar sobre os diversos temas e problemáticas que surgem ao longo de cada sessão de forma explicita ou implícita.

Teremos como destaque os filmes ElenaLoveTrês Cores: Azul, Temos de Falar Sobre Kevin e Mysterious Skin que trazem à pauta as temáticas do suicídio, das relações tóxicas, do luto “transformador”, da psicopatia e da pedofilia, temas que serão discutidos e dinamizados por psicólogas e profissionais da saúde com larga experiência nestas áreas.

“Em Linha com…” é um espaço de debate de idéias entre especialistas de diversas áreas e o público sobre tópicos sensíveis aos estudantes (e não só). Aqui vencedores ou vencidos pouco importam, cabe apenas ao público decidir, enquanto observador-participante, qual idéia/opinião levará consigo para casa e qual deixará por lá.

Os temas de debate deste ano são A (des)Integração dos(as) Novos(as) EstudantesO SexoA (des)Construção da Identidade, A Arte de Dizer Não e A (des)Ilusão Académica, cada um com três convidados(as) e um moderador da RUC.

Contamos com a presença de todas e todos que queiram desafiar as suas próprias crenças, pensamentos e idéias sobre si mesmo, os outros(as) e o mundo. Nós da SOS Estudante acreditamos que esta é uma das muitas formas que temos de promover uma comunidade mais reflexiva, crítica, empática e atenta ao outro. E vocês, o que acham?


Eventos Passados