II Encontro Nacional de Linhas de Apoio
No dia 23 de Maio de 2015 realizou-se o II Encontro Nacional de Linhas de Apoio na Universidade Católica do Porto organizado pelo Telefone da Amizade, Linha de Apoio da região norte do país, que surgiu no ano de 1982. Este encontro sucede o I Encontro Nacional de Linhas de Apoio, organizado pela Linha SOS Estudante nos dias 26 e 27 de Maio de 2014. Este ano estiveram presentes, além da entidade organizadora, Telefone da Amizade, a Associação António Bacelar Barreiras; a Voz de Apoio, projecto integrado na Escutar – Associação de Estudos e Prevenção do Suicídio; a Conversa Amiga (Fundação Inatel); a Linha SOS Voz Amiga; Alcoólicos Anónimos de Portugal; Instituto Universitário da Maia e ainda o Telefone da Esperança.
Este ano o encontro nacional dividiu-se em duas partes, a manhã foi dedicada às Linhas de Apoio e discussão dos principais desafios dos seus órgãos dirigentes e respectivos voluntários. A parte da tarde contou com a participação de três convidados reconhecidos na área da saúde mental: o Prof. Doutor António Ferreira Alves que apresentou a temática do suicídio na idade idosa; o Prof. Doutor José Carlos Santos trouxe o debate acerca dos desafios e oportunidades na actualidade da prevenção de suicídio; a Profª Doutora Filipa Palha levantou a questão da importância da literacia na saúde mental como prioridade na prevenção de suicídio.
A Linha SOS Estudante faz um balanço positivo deste II Encontro Nacional de Linhas de Apoio, sendo essencial este tipo de iniciativa para uma maior cooperação entre as Linhas de Apoio Nacionais. Sublinhamos ainda assim a existência de um longo caminho a percorrer para uma maior abertura e comunicação entre as entidades que, como a nossa, enfrentam desafios diários na manutenção dos voluntários, fontes de financiamento e na necessidade de maior suporte de profissionais da área da saúde mental na actividade que desenvolvemos diariamente.
É ainda de destacar o papel das Linhas de Apoio no contexto nacional de prevenção de suicídio e no apoio das camadas da população portuguesa com maior dificuldade em termos de acessibilidade a meios especializados de apoio psicológico e psiquiátrico. A Linha SOS Estudante faz o alerta para a urgência nos cuidados para a saúde mental que é ainda no século XXI desvalorizada nos programas governamentais.
Em 2016 contaremos com o III Encontro Nacional de Linhas de Apoio, que se realizará em Lisboa, cuja organização ficará a cargo da Linha SOS Voz Amiga.