Ciclo de Cinema «[A]Linha neste filme»

COMODesign

Programa do Ciclo de Cinema «[A]Linha neste filme»

O ciclo de cinema «[A]Linha neste filme», organizado pela SOS estudante, vai ter lugar no Auditório Salgado Zenha nos dias 30 de Março, 6 e 16 de Abril. Raquel Guiomar, colaboradora, e Graça Teodósio Freire, vice-presidente da linha, respondem a breves questões que nos permitem ficar a conhecer um pouco mais sobre o evento.

Como surgiu a ideia do ciclo de cinema?

Graça: A ideia é chegar ao maior número de estudantes possível, e pensámos que seria interessante mostrar histórias de personagens que vivem condições não muito distantes do que se passa à nossa volta, para despertar a atenção do público em geral para temas importantes. E assim surgiu a ideia de organizar um ciclo de cinema.

IMG_8205

À esquerda, Graça Freire, atual vice-presidente da SOS Estudante e à direita Raquel Guiomar, responsável pela organização do ciclo de cinema «[A]Linha neste filme» e colaboradora da SOS Estudante

 

Porque é que estes filmes foram os eleitos? O que é que eles abordam?

Raquel: O objetivo principal do Ciclo de Cinema é gerar debate e reflexão sobre os temas mais prevalecentes nas chamadas da Linha SOS Estudante. Assim, escolhemos o filme “Precious” para introduzir o tema dos relacionamentos (principalmente os familiares, disfuncionais), o “Detachment” para abordar o tema da solidão e do suicídio e o “Ken Park” como mote de debate sobre a Sexualidade. Escolhemos estes filmes por serem emocionalmente intensos e complexos, assim, poderão ser um ‘solo rico’ para o debate que ocorrerá depois de cada um dele.

No final de cada filme vai haver um debate. Como escolheram os oradores?

Graça: Escolhemos estes/as oradores/as por serem profissionais experientes no tema correspondente, podendo contribuir de uma forma informada para o debate. Uns dias antes de cada filme vamos publicar uma breve nota biográfica sobre cada orador(a), por isso brevemente irão conhecê-los/as melhor.

 –

A Graça e a Raquel entraram na SOS Estudante como voluntárias em 2012. Após esta fase continuaram a colaborar com o projeto nas mais diversas atividades que todos os anos são organizadas para o público

O que pretendem fazer chegar ao público?

Raquel: Estes três temas são os que mais parecem estar ligados ao sofrimento de quem liga à Linha, por isso consideramos pertinente promover a discussão dos mesmos. Se se compreender melhor as diferentes particularidades destes assuntos, mais facilmente se estabelece uma relação de empatia com quem precisa. De uma forma muito simples, queremos apenas aprofundar o conhecimento sobre temas centrais para o ser humano, para mais facilmente compreendermos a dor associada a estes.

O evento está inserido na 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra e a entrada é gratuita para todos/as.

 

 –

Entrevista: Liliana Pedro
Estudante de Jornalismo e Comunicação e Colaboradora da SOS Estudante
Fotografia: João Marques 
Estudante de Informática de Gestão e Colaborador da SOS Estudante